Hoje estou trazendo a vocês um pouco da indumentária dos Gaúchos:
Camisa:
Preferencialmente de cor discreta, nunca xadrez. As mangas quase sempre arregaçadas.
Vincha:
Tira de pano estreita, amarrada à testa e presa por um nó, pois o gaucho não costumava cortar o cabelo e para que não atrapalhasse o prendia desta forma.
Chiripá:
Pedaço de baeta amarrado ao redor da cintura até perto dos joelhos, apenas em uma das pernas. Atualmente, assim como a vincha, só é usado em festas de caráter folclórico.
Bombacha:
Espécie de calças largas, tendo de cada lado uma tira de preguinhas horizontais, enfeitada toda ela com “ninho de abelhas” e botões.
Guaiaca:
Cinturão largo de couro, com compartimentos para guardar dinheiro, fumo e documentos. Na fronteira, a guaiaca é usada sobre uma faixa que envolve a cintura.
Botas:
Calçado característico do gaúcho. Sempre de couro curtido ou garroteado, sendo o cano da bota macio e o feitio em forma de arabescos e enrugável. Hoje encontramos vários tipos de botas.
Esporas:
Instrumento de metal muito grande, com rosetas de ferro, metal branco ou prata. Conforme o tipo são chamadas de chilenas ou nazarenas.
Chapéu:
Geralmente mole e de abas largas, medindo de 8 a 12 cm em media, feito de feltro ou pelo de lebre. Sua cor é séria. Fica preso ao queixo por um cordel de couro chamado barbicacho, capaz de resistir ao “minuano”.
Rebenque ou Relho:
Chicote preso por uma tira estreita de couro trançado, completado com mais uma tira larga de couro na extremidade. O gaúcho leva o chicote no punho. O relho, por sua vez, é mais comprido e apresenta vários tipos: rabo-de-tatu, soiteira larga, soiteira trançada...
Lenço de seda ou de chita:
Lenço com nó, deve ter 25 cm a partir do mesmo. Com passador, 30 cm a partir do mesmo. O tipo de nó é variado, mas de preferência corrediço. As cores são variadas, mas com significados simbólicos.
Poncho:
Manto liso ou listrado, de tecido grosso ou de lã, usado como agasalho nos dias frios ou chuvosos. De formato arredondado, sem mangas, mas com duas aberturas para os braços.
Pala:
Um poncho de forma retangular com abertura longitudinal para passagem da cabeça. De tecido mais fino e leve para uso no verão, ou, de lã ou vicunha (quadrúpede ruminante de fina lã), para uso no inverno, de cores vistosas e guarnecido de franjas.
Tirador:
É uma espécie de avental de couro cru ou curtido, com ou sem franjas, preso a cintura por baixo da guaiaca ou constituindo com esta uma peça única.
Boleadeiras:
Instrumento de trabalho e antigamente sua arma predileta. Com três pedras redondas, ou esferas pequenas de ferro, revestidas de couro e ligadas por três “guascas”, tiras de couro torcido muito macias.
O traje gaúcho é típico, definindo o estilo de um povo, uma simples e cômoda maneira de vestir, adequada a atividade do estancieiro, boiadeiro ou peão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário